Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio Geral do Taguspark

Visitas de Escolas

O Campus Taguspark tem um programa preparado para visitas de alunos de Escolas Secundárias onde se abordam algumas das áreas das Engenharias Informática, de Telecomunicações e Eletrónica. Utiliza-se uma linguagem acessível a este público alvo.

As visitas, sem quaisquer custos para as escolas visitantes, têm uma duração típica de 2 horas, estruturadas em módulos (listados abaixo), em que cada módulo tem uma duração típica de 30 minutos. Cada visita é organizada para um máximo de 60 alunos (2 turmas), devido às limitações de espaço nos laboratórios.

As visitas devem ser marcadas com, pelo menos, um mês de antecedência relativamente à data desejada, usando o formulário disponível nesta página. A confirmação do dia e hora de início de cada visita, bem como os módulos incluídos, é enviada antecipadamente.

Contacto: nag-taguspark@tecnico.ulisboa.pt

Módulos disponíveis

Cibersegurança na Internet

Neste módulo serão abordados alguns problemas de segurança da Internet. Serão feitas demonstrações de ataques de segurança, e será explicada a forma como esses ataques podem ser prevenidos e resolvidos. Em particular, será simulado o ataque a um banco fictício. Serão também mostrados ataques que estão a acontecer em tempo real na Internet.

Processamento Computacional da Língua Portuguesa

Neste módulo, desenvolvido em colaboração com o Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID, mostram-se aplicações que têm por base a Língua Portuguesa (falada e escrita). Disponibilizam-se demonstrações, tais como o VITHEA, um terapeuta virtual para situações de afasia, e o VITHEA-Kids, destinada ao ensino de vocabulário a crianças, desenvolvida tendo em conta as necessidades especiais de crianças autistas.

Laboratório de Jogos

Neste módulo, os visitantes podem experimentar os jogos desenvolvidos nas atividades do Laboratório de Jogos. Experimentam-se jogos criados por alunos nas disciplinas da área de especialização, em game jams ou teses de mestrado. Proporcionamos 4 ou 5 jogos por visita, permitindo dividir a visita em 4 ou 5 grupos pequenos, sendo a maior parte dos jogos multijogador.

Realidade Virtual Interativa e Visualização

Neste módulo, mostram-se as potencialidades que tecnologias interativas podem trazer para desenhar em 3D, para navegar no alto mar sobre uma plataforma petrolífera ou como a realidade virtual pode ajudar o dia-a-dia de radiologistas e cirurgiões.

Satélites e Tecnologia Espacial

Neste módulo, mostra-se o centro de rastreio de satélites. Faz-se uma breve apresentação do projeto do ISTsat-1 com mostra do “mock-up” do satélite (CubeSat ISTsat-1) e explicação das suas funcionalidades básicas. Demonstra-se um episódio de rastreio e comunicação (se houver uma passagem favorável) com um satélite.

Sistemas Robóticos Marinhos e Aéreos

Neste módulo, efetua-se um conjunto de demonstrações que ilustram sistemas e metodologias usados em robótica, nomeadamente os sensores, controlo e comunicações. São dados exemplos de aplicação em sistemas robóticos marinhos e aéreos, nomeadamente: veículo submarino híbrido autónomo/teleoperado a mergulhar num tanque; veículo autónomo de superfície a operar à superfície em modo telecomandado; modems óticos em modo de demo transmitindo imagens.

Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas

As demonstrações do GAIPS estão relacionadas com agentes autónomos e inteligentes que podem estar inseridos em ambientes virtuais, físicos ou mesmo realidade virtual. Os cenários têm um carácter educativo e/ou de entretenimento. O objetivo é mostrar a interdisciplinariedade que este grupo de investigação explora, desde técnicas avançadas da área da inteligência artificial até à integração de modelos sociais propostos pela área da psicologia (ex.: emoções).

 

Formulário de Inscrição

Escola Secundária / Colégio

Nome da escola*

Localidade*

Distrito*

Professor Responsável

Nome*

Disciplina leccionada*

Email*

Telemóvel*

Detalhes da visita

Datas pretendidas*
(Caso tenha disponibilidade, pedimos que indique 2 datas possíveis)

Hora de início e duração da visita*

Nº de professores acompanhantes*

Nº de alunos*

Anos de escolaridade*

Áreas que gostaria de visitar*

Outras observações